Parceiros



A realização deste projeto só é possível graças ao envolvimento de vários setores da sociedade que têm um compromisso social de recuperação de vidas de mulheres que envolveram-se, em algum momento de suas vidas, em atividades que as levaram ao cumprimento de pena em regime fechado ou semiaberto no Presídio Feminino de Florianópolis.


Em sua grande maioria são mulheres com baixa escolaridade, sem qualificação profissional, com filhos, abandonadas pelos maridos, com a autoestima destruída e sem qualquer perspectiva de melhoria  para quando forem postas em liberdade.


Estamos sempre abertos e dispostos para novas ideias e parcerias. Se você quiser participar, entre em contato conosco, venha conhecer o projeto e tornar-se um parceiro. Atualmente temos várias parcerias que estão sendo construídas e algumas já firmadas, que são as seguintes:


Na área educacional:

Entendemos que quanto mais parceiros na área educacional, com cursos de qualificação profissional certificados por instituições de renome nacional, mais fácil será a colocação dessas mulheres no mercado de trabalho, por isso que fomos atrás de várias instituições de ensino para qualificá-las profissionalmente.


Faculdade de Design em Moda da Estácio

Fechamos parceria com o Núcleo de Moda  do curso de Design em Moda da Estácio, que cuidará da qualificação profissional das reeducandas. A malharia servirá como um campo de estágio para os alunos do curso, que serão os professores das detentas e acompanharão as mulheres em todas as etapas de criação e produção, sempre supervisionados por professores.

A ideia é montar um mini curso de Design em Moda para as reeducandas, fazendo com que elas aprendam todos os passos de criação de roupas, para que possam ter autonomia de produção quando terminarem suas penas.



Núcleo de Ecomoda da Faculdade de Moda da Udesc

Coordenado pela Prof. Dra. Neide Schulte, o núcleo Ecomoda dará cursos periódicos com certificados para as reeducandas que participarão do Projeto. Os cursos serão voltados para a responsabilidade social e ambiental, com a fabricação de roupas e acessórios em materiais recicláveis e ambientalmente corretos. Serão ministrados por professores e alunos da faculdade de Moda da Udesc.

Conheça o Ecomoda:   http://www.ecomoda.ceart.udesc.br/


Senac

O Senac vai oferecer cursos de Auxiliar de Costureira. A escolha desse curso pela coordenação do Senac deu-se em virtude de uma pesquisa de mercado e a constatação da grande necessidade dessa profissional no mercado de trabalho de Florianópolis e região.

Além do curso, o Senac também dará todos os materiais necessários para as reeducandas seguirem suas atividades após serem postas em liberdade, como tesouras, viés, etc., para elas já terem algum material para começarem suas atividades.




Na área estrutural:

Lembrando que esse projeto não tem dinheiro público investido, ele é feito através de doações, parcerias e verbas particulares.


Deputado Gilmar Knaesel

O deputado é Presidente da Comissão de Segurança Pública da Assembléia Legislativa de Santa Catarina. Enviamos o projeto da malharia ao deputado a fim de conseguirmos algum apoio financeiro para a aquisição das máquinas de costura industriais necessárias para o funcionamento da malharia.

Ele entrou em contato com a empresa Kyly, de Pomerode, e conseguiu a doação de 17 máquinas de costura de ótima qualidade.

Além da doação das máquinas, está empenhado na busca por alguma empresa que nos ajude a equipar um refeitório onde as participantes do Projeto irão almoçar.        
Conheça o deputado:   www.gilmarknaesel.com.br


Kyly

A empresa confiou no Projeto desde o inicio. Fez a doação de 17 máquinas de costura profissionais, novas, de excelente qualidade, com acessórios e ainda colocou-se a disposição para qualquer tipo de ajuda que puder dar.

A Kyly fez essa doação por entender a importância do Projeto e por ser uma empresa que realmente tem responsabilidade social e está em constante apoio a ideias que tenham por objetivo principal a melhoria da sociedade e a construção de um mundo melhor para nossas crianças.

Conheça a Kyly:  http://www.kyly.com.br/


Pastoral Carcerária de Florianópolis

A Pastoral Carcerária está apoiando desde o inicio desse projeto. Desde a parte de ideias até a ajuda na montagem da estrutura física que será destinada às reeducandas.

A Pastoral fez a doação de aparelhos de ar-condicionado e também a colocação de forro de isopor no local, pois é muito quente e seria impossível trabalharmos lá sem essa adequação do ambiente.

Além dessas ajudas, também dará apoio na parte religiosa, com visita de voluntários que darão atendimento religioso, junto com a religião espírita e qualquer outra que também queira apoiar.

Conheça a Pastoral Carcerária de Florianópolis: 



Construtora Alto Padrão

Fez a reforma do telhado que estava caindo. Em virtude do local estar servindo como depósito e estar fechado há mais de dois anos, ficou com a estrutura do telhado completamente comprometida pela ação dos cupins.

A construtora doou o material e a mão de obra necessária para erguer o telhado e colocar o reforço estrutural necessário


Na área Psicológica:

Pela desestruturação emocional causada pela privação de liberdade e por todas as consequências que essa penalização acarreta, entendemos ser de fundamental importância o cuidado com o lado psicológico dessas mulheres, tanto para o bom funcionamento do Projeto como para a vida dessas mulheres quando forem postas em liberdade.


Instituto Com Viver

O Instituto Com Viver tem por objetivo intervir junto a pessoas em situação de vulnerabilidade e risco social ou profissional, pessoas que encontram maior dificuldade em inserir-se na sociedade ou mercado de trabalho por motivos diversos.

Busca-se ajudar essas pessoas a conquistarem sua autonomia e resgatarem seu protagonismo, investindo no processo emancipatório desses indivíduos e agregando esforços para a construção conjunta da cidadania enquanto garantia dos direitos de todos.

Ele será nosso parceiro na preparação dos estudantes das faculdade que irão participar junto com as reeducandas, como também na introdução destas para o trabalho na malharia e sua preparação para a vida quando forem postas em liberdade.

O Instituto já atua no Sistema Prisional desde 2006, e temos conhecimento de sua competência e total confiança em seu trabalho.



Na área laboral:

Temos empresas parceiras que serão nossas fornecedoras de trabalho, para as quais iremos realizar nossa produção, como se fôssemos terceirizadores de suas produções. Graças a essas parcerias é que o projeto irá se autossustentar.



Somar Malhas

Desde o começo a Somar foi nossa parceira, nos dando apoio também na parte de montagem de linha de produção de camisetas, nos colocando em contato com confecções que produzem para eles e que nos deram apoio técnico necessário para nossa estruturação.

Além desse apoio, nos fornecerá tecido para o treinamento das reeducandas e, posteriormente, iremos produzir camisetas para eles.

Conheça a Somar:   http://www.somarmalhas.com.br/



Maria Sakai
A Maria Sakai nos ajudará principalmente no gerenciamento da logística de produção. Com a experiência de anos no mercado catarinense, irão nos ajudar para organizarmos nossas atividades para que consigamos ter um desempenho de empresa que o mercado exige, e que nossos parceiros também exigirão, para que tenhamos credibilidade no mercado.

Além desse apoio no gerenciamento, futuramente, quando as reeducandas estiverem com uma qualificação profissional mais avançada, provavelmente também produziremos algumas peças de suas coleções.

Conheça a Maria Sakai:  http://mariasakai.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário